Como é que eu me posso livrar dos pensamentos negativos?
Muitas pessoas acham que têm de se livrar dos pensamentos negativos.
E, enquanto tentam lutar contra eles, vão-se desgastando a pensar que não deveriam sentir-se como se sentem...
O problema é que esta luta é inglória e prejudicial. Não é possível lutar e eliminar pensamentos à força...
Aproveitando uma analogia usada no Mindfulness, proponho que pense comigo: imagine que a nossa mente é o céu e que as nuvens são pensamentos. Uns dias, o céu (a mente) está azul e brilhante, com nuvens branquinhas que vão passando (pensamentos positivos). Noutros dias está carregado de nuvens cinzentas e pesadas (pensamentos negativos).
O que posso fazer, então?...
O que posso fazer é observar as nuvens que estão no céu naquele momento. Aceitando-as. Porque é natural que o céu tenha nuvens, tal como é normal que a nossa mente tenha pensamentos. No entanto, não vou dar muita atenção a essas nuvens. Isto é, não vou ficar a olhar para elas o tempo todo, aborrecida, à espera que se vão embora ou tentando obrigá-las a sair. Se fizer isso, posso manter-me horas e horas assim, cada vez mais incomodada, frustrada ou mesmo zangada! E entro num círculo vicioso, que pode ser bastante nefasto para a minha saúde, e do qual é difícil sair...
Se eu simplesmente não as valorizar em demasia, quando der conta, essas nuvens já desapareceram e eu nem reparei. E, de repente, o céu volta a ficar azul.
Estamos sempre a tempo de começar a treinar novas formas de encarar o mundo. Seja o mundo interior, seja o exterior.
Boa sorte e até breve!
Manuela Mota Ribeiro