Por que razão é tão difícil EDUCAR?

 
Por que razão é tão difícil EDUCAR?
 
Porque EDUCAR é como fazer uma longa viagem de barco...
Obriga a muita atenção e a muita sabedoria!

Em primeiro lugar, temos de ter atenção à viagem, não deixando o barco à deriva. Temos também de ter atenção ao volante, não permitindo que os nossos filhos assumam o comando por nós, algo que hoje em dia é muito frequente. E temos de ter atenção ao piloto automático, não o deixando ativo durante muito tempo... Além disso, temos de saber para onde queremos ir.

Se não tivermos estes cuidados, poderemos embater numa rocha que estava bem à vista, apanhar ventos contrários que nos impedem de progredir, ou correntes fortes que nos arrastam para onde nunca tínhamos imaginado ir.

Se agarrarmos o volante com determinação e com a convicção de que vamos dar o nosso melhor, teremos força para levar o barco para a frente, independentemente dos obstáculos que, com certeza, surgirão.

Claro que a meio da viagem é muitas vezes necessária uma ajudinha na navegação, pois a maioria de nós não nasceu com essa competência. Seja através de conselhos práticos de pessoas com experiência, seja através de cursos para pais ou de literatura apropriada, não vamos deixar de avançar com o nosso propósito de chegar ao destino desejado.

E, nos momentos em que sentirmos que o barco está a andar bem, aproveitamos para desfrutar e ganhar novas energias!

Desejo-lhe uma excelente viagem e fico muito feliz por poder partilhar as aprendizagens que tenho feito ao longo da vida e que me têm ajudado imenso a vários níveis.
 
Até breve!

Manuela Mota Ribeiro


 
Close

50% Complete

Two Step

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.